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Primeira fase da avaliação : as expectativas dos estudantes

 

 

 

 

 

6. Expectativas relativamente ao professor

6.1. O professor ideal

Convidámos os alunos a escolher duas qualidades, uma prioritária e uma secundária, que o seu professor ideal deveria exibir; esta escolha foi feita de um leque de 10 potenciais qualidades sugeridas.

a) Que seja claro nas suas explicações.

b) Que responda a todas as perguntas, mesmo que não sejam muito inteligentes.

c) Que domine muito bem a matéria e seja experiente.

d) Que me ajude a atingir os objectivos.

e) Que me ajude a compreender a matéria.

f) Que dê muitos exemplos.

g) Que seja simpático e acessível.

h) Que seja rigoroso e justo ao dar notas.

i) Que me faça descobrir coisas que eu desconhecia.

j) Que tenha boa reputação e seja reconhecido por todos.

 

Globalmente, os estudantes escolheram, por ordem, as seguintes 3 expectativas:

1) Que seja claro nas suas explicações (a)

2) Que me ajude a compreender a matéria (e)

3) Que domine muito bem a matéria e seja experiente (c)

Resultados comparativos por pais, relativamente às qualidades ordenadas hierarquicamente.

 

UCL

UCv

IST

HEI

1a)Que seja claro nas suas explicações (56%)

+

-

=

+

2 e)Que me ajude a compreender a matéria (40%)

-

=

+

-

3 c)Que domine muito bem a matéria e seja experiente (27%)

-

+

=

=

4 g)Que seja simpático e acessível (17%)

-

+

=

=

5 d)Que me ajude a atingir os objectivos (14%)

=

=

=

+

6 f)Que dê muitos exemplos (12%)

+

-

=

=

7 i)Que me faça descobrir coisas que eu desconhecia (10%)

-

+

=

=

7 b)Que responda a todas as perguntas, mesmo que não sejam muito inteligentes (10%)

-

=

=

+

9 h)Que seja rigoroso e justo ao dar notas (7%)

+

=

=

=

10 j)Que tenha boa reputação e seja reconhecido por todos (2%)

-

+

=

=

 

Note-se que, apesar da unanimidade nas 3 qualidades prioritárias, regista-se uma distribuição muito diversificada das qualidades secundárias do professor ideal o que indicia uma variedade importante de especificidades no seio da população estudada.

  • O estudante belga médio deseja, mais do que os outros, que o seu professor seja claro, que dê muitos exemplos e que seja rigoroso com as notas Estas expectativas particulares, estão, provavelmente, correlactionadas com a sua percepção do professor em funções. Note-se que este estudante refere menos do que os outros, as restantes qualidades.
  • O estudante romeno médio deseja mais do que os outros, que o professor seja experiente e que o faça descobrir coisas novas.
  • O estudante português médio deseja mais do que os outros, que o professor o ajude a compreender a matéria.
  • O estudante francês médio deseja mais do que os outros, que o professor seja claro, que o ajude a atingir os objectivos e que lhe responda às dúvidas.

Estas tendencias globais são a expressão das particularidades de cada país. Na avaliação, ter-se-á em conta as tendencias médias de cada país, mas analizaremos, também, através das entrevistas individuais, as tendencias expressas pelos estudantes em função das suas diferentes expectativas específicas, existentes no seio de cada país.

 

6.2. Sobre o professor de cada tipo de aula

Para cada um dos professores das aulas teórica, práticas e dos laboratórios, os alunos foram convidados a formular a sua concordância a 8 afirmações, utilizando uma escala de 7 níveis.

É um óptimo pedagogo, ajuda-nos a compreender bem a matéria

É muito competente e domina bem a matéria

É muito simpático e divertido

É muito exigente e autoritário

Está sempre disponível para os alunos

É muito imaginativo e está sempre a procurar novos exemplos

Estimula o interesse dos alunos sobre a matéria

Desenvolve o raciocínio e incentiva o espírito crítico dos alunos

Os estudantes puderam transmitir o seu sentimento quer com base na sua própria experiência, quer pelo que tinham ouvido dizer sobre o professor. Será interessante comparar estas primeira impressões de início de semestre, com as que serão reveladas no fim do semestre.

O objectivo não é de avaliar os professores, mas de poder correlacionar eventuais diferenças na avaliação das ferramentas multimédia no seio da mesma instituição, com as percepções subjectivas transmitidas pelos seus professores, tanto no início do semestre, como no fim.

Saliente-se que, paralelamente com este inquérito quantitativo junto dos estudantes, o avaliador independente teve entrevistas pessoais com cada um dos professores das turmas inquiridas.

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