« Acho que vai acabar por substituir os laboratórios » |
|
« Acho que vai acabar por substituir as folhas » |
|
« O professor vai explicar menos nas aulas » |
|
« Vou menos às aulas » |
|
« Agrada-me, porque posso tirar as minhas dúvidas mais básicas, sem falar com o professor » |
Resultados relativamente à média geral dos diferentes países
|
UCL |
UCv |
IST |
HEI |
« Acho que vai acabar por substituir os laboratórios » |
- |
+ |
- |
- |
« Acho que vai acabar por substituir as folhas » |
-- |
++ |
- |
= |
« O professor vai explicar menos nas aulas » |
= |
+ |
- |
++ |
« Vou menos às aulas » |
= |
= |
- |
+ |
« Agrada-me, porque posso tirar as minhas dúvidas mais básicas, sem falar com o professor » |
+ |
= |
= |
+ |
Globalmente, os estudantes não acreditam que as ferramentas multimédia vão substituir as folhas, os laboratórios, as aulas práticas. Pelo contrário, pensam que vão obter aí, respostas a perguntas básicas que não querem ou não ousam fazer ao professor. Os estudantes romenos são os que mais pensam que as ferramentas podem substituir as folhas e os laboratórios; os estudantes belgas são os que menos receiam este aspecto. Os estudantes franceses são os que mais receiam que os recursos multimédia lhes reduzam o tempo com o professor (assistir menos às aulas, receber menos explicações...) esta atitude particular dos estudantes franceses deve, provavelmente, estar correlacionada com a sua percepção particular do seu professor. As entrevistas individuais com os estudantes vão permitir uma melhor clarificação quanto ao facto de a substituição ou não, ser vista como um desejo, uma inevitabilidade ou um temor. |