e-Learning in electrical engineering

Primeira fase da avaliação : as expectativas dos estudantes

 

 

 

 

 

1. Amostragem

1.1. Critérios de selecção

Todas as turmas susceptiveis de utilizar os módulos multimédia desenvolvidos por este projecto foram interrogadas. Todos os estudantes de todas as turmas foram convidados a responder ao questionário, durante parte de uma aula.

A apresentação do inquérito e a recolha dos questionários (cf. anexo) foi efectuada pelo avaliador independente, junto de cada grupo de estudantes, nas salas de aula das diferentes universidades envolvidas.

A confidencialidade das respostas individuais foi garantida. Cada estudante escolheu, livremente, se queria ou não participar no projecto.

Apesar de se terem detectado algumas ausências, a dimensão da amostra é praticamente idêntica à totalidade da população potencial estimada em Fevereiro de 2004.

1.2. Distribuição por país e por turma

Instituição, cidade, país

Grupos

Ano do curso

Temática

Data

n

UCL, Louvain-la-Neuve, Bélgica

2

3º ano

Motores

3/02/2004

65

 

 

4º ano

Motores

9/02/2004

23

 

 

 

 

Total :

88

 

 

 

 

 

 

UCv, Craiova, Roumanie

10

2º ano

Circuitos

4/03/2004

55

 

 

2º ano

Circuitos

4/03/2004

45

 

 

3º ano

Elect. Potência

4/03/2004

21

 

 

3º ano

Elect. Potência

4/03/2004

26

 

 

3º ano

Elect. Potência

4/03/2004

18

 

 

3º ano

Elect. Potência

4/03/2004

25

 

 

3º ano

Elect. Potência

4/03/2004

22

 

 

4º ano

Moteurs

5/03/2004

34

 

 

4º ano

Moteurs

5/03/2004

24

 

 

4º ano

Moteurs

5/03/2004

31

 

 

4º ano

Moteurs

5/03/2004

23

 

 

 

 

Total :

324

 

 

 

 

 

 

IST, Lisboa, Portugal

4

2º ano

Circuitos

11/03/2004

16

 

 

2º ano

Circuitos

11/03/2004

84

 

 

3º ano + 4º ano

Elect. Potência

11/03/2004

64

 

 

4º ano + 5º ano

 

11/03/2004

16

 

 

 

 

Total :

180

 

 

 

 

 

 

HEI, Lille, França

3º ano

 

19/03/2004

103

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amostragem total :

695

 

1.3. Sexo

1.4. Domicílio

1.5. Habilitações dos pais

Tabela comparativa das habilitações dos pais, relativamente à média geral :

 

UCL,

UCv,

IST,

HEI,

Universitário

+

-

=

+

Superior

+

=

-

=

Secundário

-

+

=

-

Primário

-

-

+

-

1.6. Síntese

Os estudantes belgas e franceses estão menos submetidos ao controle e ao suporte dos pais, do que os estudantes portugueses e romenos.

Os pais belgas têm, em média, as habilitações mais elevadas dos pais abrangidos pelo inquérito, seguidos de muito perto pelos pais franceses.

Se as habilitações dos pais portugueses e romenos são, em média, menos elevadas do que as dos pais belgas e franceses, o nível dos pais romenos é mais homogénio do que o dos pais portugueses, que apresentam a proporção mais elevada de pais com habilitações primárias (praticamente a mesma proporção do que a de pais com habilitações universitárias)

O curso de engenharia parece ser um factor de ascensão social mais marcado na Roménia e em Portugal, do que em França ou na Bélgica.

 

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