Todas as turmas susceptiveis de utilizar os módulos multimédia desenvolvidos por este projecto foram interrogadas. Todos os estudantes de todas as turmas foram convidados a responder ao questionário, durante parte de uma aula.
A apresentação do inquérito e a recolha dos questionários (cf. anexo) foi efectuada pelo avaliador independente, junto de cada grupo de estudantes, nas salas de aula das diferentes universidades envolvidas.
A confidencialidade das respostas individuais foi garantida. Cada estudante escolheu, livremente, se queria ou não participar no projecto.
Apesar de se terem detectado algumas ausências, a dimensão da amostra é praticamente idêntica à totalidade da população potencial estimada em Fevereiro de 2004.
Instituição, cidade, país |
Grupos |
Ano do curso |
Temática |
Data |
n |
UCL, Louvain-la-Neuve, Bélgica |
2 |
3º ano |
Motores |
3/02/2004 |
65 |
|
|
4º ano |
Motores |
9/02/2004 |
23 |
|
|
|
|
Total : |
88 |
|
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|
|
|
UCv, Craiova, Roumanie |
10 |
2º ano |
Circuitos |
4/03/2004 |
55 |
|
|
2º ano |
Circuitos |
4/03/2004 |
45 |
|
|
3º ano |
Elect. Potência |
4/03/2004 |
21 |
|
|
3º ano |
Elect. Potência |
4/03/2004 |
26 |
|
|
3º ano |
Elect. Potência |
4/03/2004 |
18 |
|
|
3º ano |
Elect. Potência |
4/03/2004 |
25 |
|
|
3º ano |
Elect. Potência |
4/03/2004 |
22 |
|
|
4º ano |
Moteurs |
5/03/2004 |
34 |
|
|
4º ano |
Moteurs |
5/03/2004 |
24 |
|
|
4º ano |
Moteurs |
5/03/2004 |
31 |
|
|
4º ano |
Moteurs |
5/03/2004 |
23 |
|
|
|
|
Total : |
324 |
|
|
|
|
|
|
IST, Lisboa, Portugal |
4 |
2º ano |
Circuitos |
11/03/2004 |
16 |
|
|
2º ano |
Circuitos |
11/03/2004 |
84 |
|
|
3º ano + 4º ano |
Elect. Potência |
11/03/2004 |
64 |
|
|
4º ano + 5º ano |
|
11/03/2004 |
16 |
|
|
|
|
Total : |
180 |
|
|
|
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|
|
HEI, Lille, França |
1 |
3º ano |
|
19/03/2004 |
103 |
|
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|
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Amostragem total : |
695 |
Tabela comparativa das habilitações dos pais, relativamente à média geral :
|
UCL, |
UCv, |
IST, |
HEI, |
Universitário |
+ |
- |
= |
+ |
Superior |
+ |
= |
- |
= |
Secundário |
- |
+ |
= |
- |
Primário |
- |
- |
+ |
- |
Os estudantes belgas e franceses estão menos submetidos ao controle e ao suporte dos pais, do que os estudantes portugueses e romenos. Os pais belgas têm, em média, as habilitações mais elevadas dos pais abrangidos pelo inquérito, seguidos de muito perto pelos pais franceses. Se as habilitações dos pais portugueses e romenos são, em média, menos elevadas do que as dos pais belgas e franceses, o nível dos pais romenos é mais homogénio do que o dos pais portugueses, que apresentam a proporção mais elevada de pais com habilitações primárias (praticamente a mesma proporção do que a de pais com habilitações universitárias) O curso de engenharia parece ser um factor de ascensão social mais marcado na Roménia e em Portugal, do que em França ou na Bélgica. |