e-Learning in electrical engineering

Primeira fase da avaliação : as expectativas dos estudantes

 

 

 

 

 

5. Expectativas relativamente às ferramentas pedagógicas multimédia

 

5.3. Potenciais substituições

«  Acho que vai acabar por substituir os laboratórios  »

   

«  Acho que vai acabar por substituir as folhas  »

   

«  O professor vai explicar menos nas aulas  »

   

«  Vou menos às aulas  »

   

«  Agrada-me, porque posso tirar as minhas dúvidas mais básicas, sem falar com o professor  »

Resultados relativamente à média geral dos diferentes países

 

UCL

UCv

IST

HEI

«  Acho que vai acabar por substituir os laboratórios  »

-

+

-

-

«  Acho que vai acabar por substituir as folhas  »

--

++

-

=

«  O professor vai explicar menos nas aulas  »

=

+

-

++

«  Vou menos às aulas  »

=

=

-

+

«  Agrada-me, porque posso tirar as minhas dúvidas mais básicas, sem falar com o professor  »

+

=

=

+

 

Globalmente, os estudantes não acreditam que as ferramentas multimédia vão substituir as folhas, os laboratórios, as aulas práticas. Pelo contrário, pensam que vão obter aí, respostas a perguntas básicas que não querem ou não ousam fazer ao professor.

Os estudantes romenos são os que mais pensam que as ferramentas podem substituir as folhas e os laboratórios; os estudantes belgas são os que menos receiam este aspecto.

Os estudantes franceses são os que mais receiam que os recursos multimédia lhes reduzam o tempo com o professor (assistir menos às aulas, receber menos explicações...) esta atitude particular dos estudantes franceses deve, provavelmente, estar correlacionada com a sua percepção particular do seu professor.

As entrevistas individuais com os estudantes vão permitir uma melhor clarificação quanto ao facto de a substituição ou não, ser vista como um desejo, uma inevitabilidade ou um temor.

 

haut de la page

 

 

 

Responsável do portal : Damien Grenier - Realização : Sophie Labrique - Versão portuguesa: Maria José Resende | © e-lee.net