e-Learning in electrical engineering

Porquê uma avaliação ?

 

Desenvolver ferramentas multimédia é uma coisa; utilizá-las é outra, sobretudo quando se quer que essa utilização seja eficaz.

Não existe um único método, uma receita, para a utilização das ferramentas multimédia que propomos. Existem muitos factores em jogo que condicionam a eficácia do uso de ferramentas multimédia.

Qual é o contexto pedagógico? Estamos na presença de um ensino "clássico" onde os recursos multimédia representam o papel de suplementos às aulas teóricas, práticas e de laboratório? Ou, pelo contrário, estamos num contexto de auto-formação, ou de formação à distância, onde estes recursos representam a principal fonte de informação?

Qual é o papel do professor? Como vê ele próprio o seu papel? Que esperam dele, os estudantes? Quantos alunos tem a turma? Qual é a sua disponibilidade para atender às dúvidas dos alunos?

Quais são as motivações dos estudantes? A matéria em estudo é do seu interesse, ou apenas precisam de a saber para prosseguir os estudos? Qual é o seu objectivo? Compreender melhor a matéria ou saber o indispensável para passar no exame?

Os estudantes têm à sua disposição vários recursos multimédia? Estão familiarizados com as tecnologias da informação e da comunicação ou é necessária formação nessa área?

Quais são as expectativas dos professores e dos alunos relativamente às ferramentas multimédia? Vêm-nas como um perigo, uma brincadeira sem interesse, uma oportunidade? Que uso prevêm fazer delas? Que uso consideram como impróprio?

Um dos objectivos que a associação e-LEE se propões atingir, é o de identificar de entre todos estes parâmetros, aqueles que são determinantes para um uso eficaz, ou não, dos recursos. Esperamos, igualmente, com base na experiência adquirida, poder aconselhar os utilizadores (professores e estudantes) a tirar o melhor partido das ferramentas que propomos.

Esta troca de experiências permitir-nos-á, também, propor recursos multimédia melhor adaptados aos diferentes públicos alvo.

Responsável do portal : Damien Grenier - Realização : Sophie Labrique - Versão portuguesa: Maria José Resende | © e-lee.net