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Primeira fase da avaliação : as expectativas dos estudantes

 

 

 

 

 

2. Percepção dos estudos

2.1. Notas obtidas no ano anterior

Globalmente, as notas obtidas pelos estudantes belgas é mais baixa do conjunto de estudantes inquiridos.
O nível de notas mais elevado, foi obtido pelos estudantes romenos.
É na Roménia que se constata a maior dispersão de notas e é na Bélgica que se verifica a menor dispersão ( 9/10 dos estudantes obtiveram uma de duas notas:  « suficiente » e « muito bom »)

2.2. Percepção do nível de dificuldade

Globalmente, todos os estudantes consideram que os seus estudos são difíceis, mas os portugueses acham mais do que os belgas, os franceses e os romenos.

2.3. Expectativas de passar

Os estudantes romenos são os mais pessimistas quanto à sua possibilidade de passar no primeiro exame e os portugueses são os mais optimistas.

2.4. Tempo dedicado ao estudo

O tempo médio dedicado ao estudo é muito homogénio entre os países; talvez um pouco menos em França e um pouco mais na Roménia.

2.5. Síntese

 

UCL,

UCv,

IST,

HEI,

Tempo de estudo

=

+

=

-

Nota obtida

-

++

+

=

Nível de dificuldade

+

=

++

+

Expectativas de passar

+

-

++

=

O estudante romeno médio parece ser o mais pessimista relativamente às suas expectativas de passar, comparativamente com os estudantes dos outros países. Apesar de não ser o que acha os seus estudos mais difíceis, é o que passa mais tempo a estudar. Provavelmente, é o mais exigente consigo mesmo e investe mais nos seus estudos do que os estudantes dos outros países envolvidos neste inquérito.

O estudante português médio parece ser o mais razoavelmente optimista quanto às suas possibilidades de passar. Com efeito, apesar de ser o que acha os seus estudos mais difíceis, ele dedica ao estudo o mesmo número de horas do que a média dos alunos interrogados e as notas obtidas no ano anterior são de bom nível, relativamente à média. Talvez atinja mais rapidamente do que os outros estudantes, um sentimento de dificuldade relativamente aos seus estudos. As entrevistas previstas para o seguimento desta fase da avaliação, podem permitir o aprofundamento desta percepção.

O estudante belga médio é bastante optimista relativamente às suas hipóteses de passar. Apesar de achar os seus estudos difíceis, de as notas obtidas anteriormente serem as mais baixas relativamente à média, o tempo que ele consagra ao estudo corresponde à média. Uma vez mais, as entrevistas individuais poderão clarificar esta atitude relativamente aos estudos.

O estudante francês médio é o mais realista quanto às suas possibilidades de passar. As suas previsões de passar estão dentro da média assim como as notas obtidas no passado. Mas apesar de achar que os seus estudos são difíceis, é o que, proporcionalmente, estuda menos.

As entrevistas individuais aos professores permitir-nos-ão determinar mais precisamente as correlações entre estas diferentes atitudes e percepções, e os contextos particulares de cada professor.

 

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