e-Learning in electrical engineering

Primeira fase da avaliação : as expectativas dos estudantes

 

 

 

 

 

4. Ferramentas informáticas e Internet

4.1. Acesso a um computador

Praticamente a totalidade dos estudantes belgas, franceses e portugueses têm acesso a um computador, para além dos disponibilizados na universidade. O mesmo acontece para 8/10 dos estudantes romenos.

 4.2. Acesso à Internet

7/10 dos estudantes romenos não tem acesso à Internet em sua casa :

  • 5/10 dos estudantes romenos porque acham que é caro ;
  • 2/10 porque não têm computador.

9/10 dos estudantes belgas têm acesso à Internet em caso, dos quais 8/10 com uma ligação de banda larga.

9/10 dos estudantes belgas têm acesso à Internet em caso, dos quais 7/10 com uma ligação de banda larga.

6/10 dos estudantes belgas têm acesso à Internet em caso, dos quais 4/10 com uma ligação de banda larga :

  • 2/10 não têm Internet em casa porque acham que não se justifica  ;
  • 2/10 não têm Internet em casa porque acham que é caro.

4.3. Utilizações do computador

Convidámos os estudantes a fazer duas escolhas, uma prioritária e uma secundária, de entre uma série de oito possíveis utilizações potenciais para o computador.

a) Para aprender novos programas.
b) Para aprender línguas estrangeiras.
c) Para jogar.
d) Para redigir documentos.
e) Para me ajudar a estudar.
f) Para ouvir música e ver filmes.
g) Para armazenar e montar imagens e fotografias.
h) Para aceder à Internet.

4.4. Internet

4.4.1. Frequência e duração da ligação

4.4.2. Utilizações da Internet

Convidámos os estudantes a fazer duas escolhas, uma prioritária e uma secundária, de entre uma série de oito possíveis utilizações potenciais para a Internet.

a) Para visitar sítios de informação relacionados com os meus estudos.

b) Para visitar sítios de informação genéricos (jornais, cultura, desporto, etc).

c) Para visitar sítios de informação relacionados com os meus interesses pessoais.

d) Por curiosidade, visito um pouco de tudo.

e) Para o correio electrónico, principalmente.

f) Para jogar "on-line".

g) Para aceder aos "chats".

h) Para descarregar música, jogos ou programas.

 4.5. Síntese :

Os estudantes romenos dispõem de um acesso muito reduzido à Internet para além do disponibilizado na universidade, relativamente aos outros estudantes abrangidos por este inquérito.

São os estudantes portugueses e os belgas que acedem mais frequentemente e passam mais tempo na Internet.

A utilização da Internet como suporte aos estudos, é uma utilização frequente entre os estudantes das diversas universidades; são os estudantes portugueses que mais referem este tipo de utilização.

haut de la page

 

Responsável do portal : Damien Grenier - Realização : Sophie Labrique - Versão portuguesa: Maria José Resende | © e-lee.net