Os sentidos de referência das tensões e correntes são escolhidos conforme se representa no esquema da figura 7.
Com o sentido de referência escolhido para a tensão, uma tensão positiva, significa que o potencial do terminal A é superior ao potencial do terminal B.Com o sentido de referência escolhido para a corrente, uma corrente positiva corresponde a um movimento de cargas positivas de A para B. Sendo o potencial do terminal de entrada, superior ao do terminal de saida da corrente, o dipolo absorve potência eléctrica. O produto é positivo.
Se é positivo e é negativo, o potencial do terminal de entrada da corrente é inferior ao do terminal de saida. O dipolo fornece potência eléctrica. O produto é negativo.
Se é negativo e é positivo, a transferência de cargas faz-se do terminal ao potencial mais baixo, para o terminal a potencial mais elevado. O dipolo fornece potência eléctrica. O produto é negativo.
Finalmente, se e são negativos, a transferência de cargas faz-se do terminal ao potencial mais elevado, para o terminal a potencial mais baixo. O dipolo absorve potência eléctrica. O produto é positivo.
Com a convenção representada na figura 7, um produto positivo, corresponde a uma absorção de potência eléctrica por parte do dipolo. Um produto negativo, corresponde ao fornecimento de potência eléctrica; neste caso, fala-se de convenção receptor. Habitualmente, esta convenção é escolhida para todos os dipolos que absorvam energia (resistências, indutâncias, condensadores, de facto, todas as cargas eléctricas, resistências de aquecimento, lâmpadas, motores, etc.)