e-Learning in electrical engineering

Pesquisar | Princípios de Navegação
Teoria dos Circuitos Análise de Circuitos Lineares Regime Sinusoidal Sistemas Trifásicos

5. Indutância

A indutância ideal é um dipolo que pode armazenar energia por intermédio do campo magnético. Consiste num conjunto de espiras de material condutor eléctrico que, normalmente, rodeiam um circuito de material ferromagnético (material bom condutor do campo magnético, Ver temática Máquinas Eléctricas) cuja função é concentrar as linhas do campo magnético induzido pela corrente que esteja a percorrer a bobine.

Uma indutância caracteriza-se pelo seu coeficiente de auto-indução L que depende do número de espiras N e da relutância magnética do circuito (ver temática Máquinas Eléctricas), de acordo com:

Simbolicamente, uma indutância e os respectivos sentidos de referência (convenção receptor), representa-se por:

 

Figura 8 – Representação simbólica da indutância e sentidos de referência

O valor L do coeficiente de auto-indução exprime-se em henry ( ) e, atendendo à expressão anterior, é um valor intrinsecamente positivo.

Na ausência de deslocamento físico do elemento, verifica-se que a tensão aos terminais da indutância é directamente proporcional à derivada da corrente que o percorre, sendo L a constante de proporcionalidade:

Uma primeira conclusão a retirar da expressão anterior é que, se a corrente for invariável no tempo, é nula a tensão aos terminais da indutância. Esta situação ocorre quando se atinge o regime permanente de um circuito alimentado em corrente contínua (corrente DC); nesta situação, a indutância é equivalente a um condutor perfeito (curto-circuito).

Se

Relativamente à potência aos terminais da indutância, tem-se:

Contrariamente ao verificado para a resistência, o sinal da potência aos terminais da indutância depende do sinal da corrente que a percorre e da respectiva derivada; conclui-se que a indutância tanto pode fornecer como absorver potência.

A energia que transita pela indutância pode ser calculada através de:

Onde representa a energia armazenada no instante ;

Atendendo a que se utilizou a convenção receptor para os sentidos de referência da corrente e tensão, conclui-se que:

•  se (isto é, se a corrente e a sua derivada tiverem o mesmo sinal) a indutância absorve potência e aumenta a energia armazenada;

•  se (isto é, se a corrente e a sua derivada tiverem sinais diferentes) a indutância fornece potência e restitui a energia armazenada.

 

 

Responsável : Maria José Resende | Realização : Sophie Labrique | © e-lee.net