e-Learning in electrical engineering

Pesquisar | Princípios de Navegação
Conversão Electromagnética Campo Girante Máquina Síncrona Máquina Assíncrona Teste os seus conhecimentos

Questão 5 : verificação

Tendo considerado que as bobines estavam concentradas em um ou dois pares de cavas, pode verificar-se os resultados obtidos etravés do método dos elementos finitos.

Nota : As figuras 1, 2, 4 e 5 foram obtidas através do programa FLUX2D desenvolvido pela empresa Cedrat.

 

1.  Caso m=3

Figura 1 : Valores do potencial vector

 

A figura 1 representa os valores do potencial vector A (definido por B = --->
rot A) em todos os pontos da máquina. Constata-se que as linhas equipotenciais que correspondem às trajectórias do fluxo magnético, circundam os dois grupos de 3 cavas que contêm os condutores.

 

Figura 2 : Representação vectorial do campo H

 

Os vectores representativos do campo H no entreferro (figura 2), têm, na vizinhança das cavas, um andamento semelhante ao estimado pelo cálculo teórico (figura 3). Constata-se um valor de campo constante (ou positivo ou negativo) nos pontos do entreferro situados entre cavas com condutores percorridos por correntes de sinal oposto. Entre cavas percorridas por correntes de igual sinal, este valor reduz-se para um terço.

Figura 3 : Resultados do cálculo teórico

 

2.  Caso m=4

Figura 4 : Valores do potencial vector

 

A figura 1 representa os valores do potencial vector A (definido por B = --->
rot A) em todos os pontos da máquina. Constata-se que as linhas equipotenciais que correspondem às trajectórias do fluxo magnético, circundam os dois grupos de 4 cavas que contêm os condutores.

 

Figura 5 : Representação vectorial do campo H

 

Os vectores representativos do campo H no entreferro (figura 5), têm, na vizinhança das cavas, um andamento semelhante ao estimado pelo cálculo teórico (figura 6). Constata-se um valor de campo constante (ou positivo ou negativo) nos pontos do entreferro situados entre cavas com condutores percorridos por correntes de sinal oposto. Entre cavas percorridas por correntes de igual sinal, constata-se, sucessivamente, este valor reduzido para metade, depois para um valor nulo e finalmente para metade mas com sinal oposto.

 

 

Figura 6: Resultados do cálculo teórico

 

Responsável : Damien Grenier, Sergiu Ivanov | Realização : Sophie Labrique | Versão Portuguesa : Maria José Resende | © e-lee.net