Pretende alimentar-se um receptor ou carga resistiva-indutiva ( R - L ) com uma tensão contínua a partir de um gerador ou fonte de tensão alternada trifásica ligada em estrela (figura 3).
Pode começar-se por ligar um dos terminais (o assinalado -) da carga ao ponto neutro da estrela das fontes de tensão.
Liga-se agora o terminal + do receptor RL aos três terminais livres do gerador trifásico, usando para isso três interruptores K1, K2, K3, baseados em dispositivos semicondutores (figura 4).
Os três interruptores electrónicos poderão ser escolhidos ou comandados para que conduza:
Obtém-se uma tensão com valor médio positivo. No entanto, ela é apenas aproximadamente contínua (no sentido de constante), dado que a tensão apresenta uma variação temporal (tremor) em torno do seu valor médio (figura 5).
Apesar disso, a corrente na carga é tanto mais próxima duma corrente contínua (constante) quanto maior for o valor do coeficiente de auto-indução da bobine da carga, dado que esta exige, para grandes variações de corrente, grandes variações de tensão ( ), "opondo-se" então às variações da corrente, tanto mais quanto maior for L e menor o tremor da tensão.
Se a variação (ou tremor) da corrente não for suficientemente baixa, para tornar a tensão aos terminais de R quase constante, pode construir-se um filtro L - C , acrescentando-se um condensador C em paralelo com a resistência R (figure 6).