A temperatura do nosso planeta aumenta consideravelmente conforme nos aproximamos do seu centro. Em certas zonas, pode encontrar-se água a temperatura elevada. A geotérmica de alta temperatura (150 a 300ºC) consiste na bombagem desta água para produção de vapor que é turbinado como nas centrais térmicas clássicas, para produção de electricidade.
Os recursos geotérmicos de baixa temperatura (inferior a 100ºC) são explorados através de bombas de calor para utilizações de aquecimento.
Contudo, o potencial geotérmico natural é limitado pois existem numerosos locais onde a temperatura é elevada (superior a 200ºC) mas sem água. Este recurso térmico pode ser explorado através da técnica denominada de "rochas quentes e secas" ainda em desenvolvimento. Consiste na injecção através de uma canalização, de água sob pressão em zonas profundas (superiores a 3000 m); esta água aquecida pelas rochas sobe através de uma segunda canalização, permitindo a produção de electricidade como nas centrais térmicas clássicas. O potencial tecnicamente viável deste recurso ainda não está definido.