e-Learning in electrical engineering

Pesquisar | Princípios de Navegação
Conversão Electromagnética Campo Girante Máquina Síncrona Máquina Assíncrona Teste os seus conhecimentos

Princípio de Funcionamento

Considere uma máquina assíncrona trifásica a funcionar como motor. Admite-se que o enrolamento estatórico é constituído por três fases simétricas (cujos eixos estão desfasados de 2p/3 radianos e possuem o mesmo número de espiras) distribuídas sinusoidalmente. Este enrolamento, ao ser alimentado por um sistema trifásico simétrico de tensões de frequência f1, vai dar origem a um campo magnético [] girante de velocidade W1.

Animação 1

Se o rotor está bloqueado (parado), este campo girante do estator e de acordo com a lei geral da indução electromagnética, vai induzir nas fases do enrolamento do rotor um sistema de forças electromotrizes. Se o enrolamento rotórico está em curto-circuito ou ligado a uma impedância trifásica simétrica, estas forças electromotrizes vão dar origem a um sistema trifásico de correntes no rotor. A interacção destas correntes com o campo electromagnético do estator vai dar origem a forças [] que se vão exercer sobre cada condutor do rotor. A estas forças corresponde um binário M, obtido pela soma de todas as forças que se exercem nos condutores rotóricos e que é responsável pelo movimento do rotor, com velocidade N e cujo sentido é o do campo girante do estator.

Responsável : Damien Grenier, Sergiu Ivanov | Realização : Sophie Labrique | Versão Portuguesa : Maria José Resende | © e-lee.net

L>