e-Learning in electrical engineering

Pesquisar | Princípios de Navegação
Generalidades Conversores DC-DC Onduladores Rectificadores Outros conversores

2. Exemplo de conversão a realizar: a rectificação

Pretende alimentar-se um receptor ou carga resistiva-indutiva ( R - L ) com uma tensão contínua a partir de um gerador ou fonte de tensão alternada trifásica ligada em estrela (figura 3).

Figura 3

Pode começar-se por ligar um dos terminais (o assinalado -) da carga ao ponto neutro da estrela das fontes de tensão.

Liga-se agora o terminal + do receptor RL aos três terminais livres do gerador trifásico, usando para isso três interruptores K1, K2, K3, baseados em dispositivos semicondutores (figura 4).

Figura 4

Os três interruptores electrónicos poderão ser escolhidos ou comandados para que conduza:

  • K1 durante o  intervalo de tempo onde a tensão e1 é a mais positiva

  • K2 durante o  intervalo de tempo onde a tensão e2 é a mais positiva

  • K3 durante o  intervalo de tempo onde a tensão e3 é a mais positiva

Obtém-se uma tensão com valor médio positivo. No entanto, ela é apenas aproximadamente contínua (no sentido de constante), dado que a tensão apresenta uma variação temporal  (tremor) em torno do seu valor médio (figura 5).

Apesar disso, a corrente na carga é tanto mais próxima duma corrente contínua (constante) quanto maior for o valor do coeficiente de auto-indução da bobine da carga, dado que esta exige, para grandes variações de corrente, grandes variações de tensão ( ),  "opondo-se" então às variações da corrente, tanto mais quanto maior for L e menor o tremor da tensão.

Se a variação (ou tremor) da corrente não for suficientemente baixa, para tornar a tensão aos terminais de R quase  constante, pode construir-se um filtro L - C , acrescentando-se um condensador C em paralelo com a resistência R (figure 6).

Figura 6

 

Responsável : Francis Labrique | Realização : Sophie Labrique | Versão portuguesa: Fernando Alves da Silva e Maria José Resende| © e-lee.net