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Teoria dos Circuitos Análise de Circuitos Lineares Regime Sinusoidal Sistemas Trifásicos

2. Sistema monofásico – Compensação total

No caso de um sistema monofásico, a compensação do factor de potência efectua-se com a montagem de um condensador em paralelo com a carga (e, portanto, com a fonte), tal como esquematizado na Figura 3

Figura 3 – Representação esquemática de um motor monofásico alimentado em corrente alternada, com condensador de compensação de factor de potência

O valor da capacidade deverá ser dimensionado para que o respectivo diagrama vectorial seja:

 

Figura 4 – Diagrama vectorial do esquema da Figura 3

A corrente do condensador deverá compensar totalmente a componente reactiva do motor. A corrente absorvida pelo motor, , não sofre qualquer alteração. As alterações residem na corrente fornecida pela fonte que, para além de ter diminuído a sua amplitude eficaz de para (reduzindo, assim, as perdas e as quedas de tensão nas linhas), também passou a estar em fase com a tensão na fonte (a fonte deixou de fornecer energia reactiva). A potência activa que a fonte fornece não sofreu qualquer alteração, porque a corrente da fonte é exactamente igual à componente activa da corrente antes da compensação.

Com a introdução do condensador, procedeu-se à compensação total do factor de potência ; do ponto de vista da fonte de energia, é como se o conjunto Motor+Condensador se comportasse como uma carga resistiva; é como se o condensador fornecesse toda a energia reactiva que o motor necessita absorver

Figura 5 – Representação esquemática das potências activa e reactiva antes e após a compensação

A potência reactiva absorvida pelo motor é:

Como a potência reactiva fornecida pelo condensador, , (ver Potências em Elementos Ideais e Elementos Ideais ) é:

a igualdade entre estas duas potência conduz a:

que deverá ser a capacidade do condensador para compensar totalmente o factor de potência.

 

 

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