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Teoria dos Circuitos Análise de Circuitos Lineares Regime Sinusoidal Sistemas Trifásicos

1. Introdução

Os motores e grande parte das cargas alimentadas pelas redes de energia eléctrica, são cargas de carácter indutivo, isto é, para além de consumirem energia activa, também são consumidores de energia reactiva.

 

Figura 1 – Representação esquemática de um motor monofásico alimentado em corrente alternada

Em termos de diagrama vectorial, tem-se:

 

Figura 2 – Diagrama vectorial do esquema da Figura 1

sendo a componente activa da corrente e a componente reactiva. A presença da componente reactiva (devida à indutância) faz com que tensão e corrente aos terminais da fonte não estejam em fase; a corrente está atrasada relativamente à tensão.

A fonte que alimenta este motor deverá ser capaz de fornecer as potências:

ou seja, dever á ter, pelo menos, uma potência aparente de:

e ser capaz de fornecer uma corrente de amplitude eficaz .

Caso a fonte não tivesse de fornecer a energia reactiva (devida à presença da indutância), poderia ter uma potência aparente de apenas:

fornecendo uma corrente de amplitude eficaz

Esta solução é possível e implementa-se através da introdução, no circuito, de um condensador; este procedimento é conhecido por compensação do factor de potência.

Os inconvenientes de não se proceder à compensação do factor de potência são:

•  as fontes de energia eléctrica (os geradores das centrais eléctricas) ao terem de produzir energia reactiva têm, forçosamente, de diminuir a energia activa produzida, de forma a não ultrapassarem a sua potência aparente nominal, uma vez que ;
•  as linhas de transmissão têm maiores perdas pois, como não são ideais (impedância nula), mas sim caracterizadas por uma impedância não nula, as perdas associadas serão tanto maiores quanto maior for a corrente que as percorre ( );
•  as quedas de tensão nas linhas são maiores, pela mesma razão indicada no ponto anterior.

 

 

 

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