e-Learning in electrical engineering

Pesquisar | Princípios de Navegação
Conversão Electromagnética Campo Girante Máquina Síncrona Máquina Assíncrona Teste os seus conhecimentos

Guia do Laboratório

Tal como esquematizado na figura 1, a corrente do indutor é, normalmente, imposta por um regulador que adapta o valor desta corrente às condições de utilização de forma a colocar nos terminais do estator uma tensão de linha cujo valor eficaz é o valor de referência e, portanto, cujo valor de fase apresenta um valor de referência de

Figura 1

Nestas condições, admitindo que a regulação se efectua de forma perfeita, tal que, a potência fornecida pela máquina à rede (figura 2) pode escrever-se (desprezando) :

Figura 2

De , deduz-se o valor de . Prolongando com um vector com a mesma direcção e de amplitude , encontra-se o ponto correspondente à extremidade de. Como se conhece a relação entre e , , obtém-se assim o valor da corrente que o regulador deverá fazer circular no circuito do indutor. Com o conhecimento de obtém-se, igualmente, o ângulo que faz com .

A animação seguinte permite a visualização, na presença de um regulador de tensão, da evolução do ponto de funcionamento em função:

  • da potência activa P fornecida à rede, representada pela grandeza Vs, réf sin d que é uma sua imagem
  • do valor de referência Vs, réf da tensão Vs.
Constata-se que a presença de um regulador de tensão permite pontos de funcionamento com valores do ângulo superiores a . Faz-se notar que o valor de para o qual atinge o seu máximo, corresponde a um valor de igual . Salienta-se também que, a potência activa constante, a regulação da potência reactiva se efectua através do valor de .
     
    Determinar a equação que relaciona a d assumindo que se tem constante.

 

 

Responsável : Damien Grenier, Sergiu Ivanov | Realização : Sophie Labrique | Versão Portuguesa : Maria José Resende | © e-lee.net