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A Associação e-LEE tem 3 objectivos principais:

Recursos multimédia para o ensino da engenharia electrotécnica

A engenharia electrotécnica é um ramo da física aplicada que se debruça sobre a implementação, nos dispositivos fabricados pelo homem, de fenómenos eléctricos e magnéticos. Desde o início do séc XX que os domínios desta disciplina se têm vindo a alargar, assistindo-se, actualmente, a importantes desenvolvimentos em sectores estratégicos como a electrónica, os sistemas de telecomunicações ou a gestão de energia. As necessidades de mão de obra qualificada neste domínio, são enormes.

No entanto, a engenharia electrotécnica é uma disciplina de difícil aprendizagem e ensino. Exige, por parte do aluno, um elevado nível de abstracção. Em mecânica, as noções elementares de posição, de velocidade, de força, seja a da gravidade, centrífuga ou de atracção, são noções intuitivas, correspondentes a experiências do dia a dia, sobre as quais o professor se pode apoiar para introduzir estes conceitos base. No entanto, nunca ninguém visualizou uma carga eléctrica, uma corrente ou um potencial eléctrico, a não ser através dos efeitos que eles produzem. Analogamente, para as noções de campo eléctrico ou campo magnético.

As novas tecnologias da informação e da comunicação (NTIC) podem revelar-se ferramentas preciosas. Permitindo que os estudantes visualizem a evolução das grandezas físicas no seio dos dispositivos eléctricos, elas tornam muito mais intuitiva a compreensão dos fenómenos que aí acontecem e facilitam a compreensão dos modelos matemáticos que os descrevem. A possibilidade que elas oferecem de manipular virtualmente estes sistemas, facilita a sua interiorização por parte dos estudantes, sem o risco de degradação dos equipamentos (muitas vezes onerosos) ou de electrocução.

Beneficiando de um financiamento da União Europeia (no âmbito de uma acção Sócrates-Minerva) a associação desenvolve, actualmente, recursos sobre 4 temáticas:

  • circuitos eléctricos: descrição e ilustração dos métodos básicos para a escrita e resolução das equações que regem os circuitos eléctricos (lei das malhas, lei dos nós, até aos métodos vectoriais para a resolução de circuitos em corrente alternada, passando pelos teoremas de Thevenin e Norton e teorema da sobreposição) ;
  • electrónica de potência: descrição e ilustração das principais topologias e comandos que permitem a conversão de energia através da electrónica de potência ;
  • máquinas eléctricas: construção, tratamento matemático funcionamento, comando (U/f, vectorial, DTC);
  • energias renováveis: descrição técnica e ilustração dos diferentes tipos de produção de energia eléctrica a partir de fontes renováveis, como os sistemas eólicos e fotovoltaicos.

Os recursos são desenvolvidos no seu todo, ou em parte, em 4 línguas (inglês, francês, português e romeno).

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Avaliação

Desenvolver ferramentas multimédia sobre determinada temática, é uma coisa; implementar estas ferramentas e integrá-las no processo de aprendizagem, de forma a que representem uma verdadeira mais-valia (para além do efeito de "novidade", efémero por natureza), é uma outra! Esta integração depende fortemente do contexto:

•  Em que contexto pedagógico estamos inscritos? Numa pedagogia "clássica" de aulas tradicionais ou numa pedagogia "activa" (aprendizagem por problema ou por projecto)?

•  Quem são os nossos estudantes alvo? De que meios humanos (qualitativa e quantitativamente) dispomos? Trabalhamos para populações homogéneas em termos de formação ou, pelo contrário, a sua proveniência é muito diferenciada?

Os estudos realizados incidiram sobre a forma como os estudantes encaram as ferramentas didácticas colocadas à sua disposição. Os primeiros resultados mostram que a atitude depende fortemente do facto de o estudante dominar, ou não, as tecnologias da informação e da comunicação. A atitude do professor (que se limita a publicitar a existência dos recursos ou que, pelo contrário, as integra activamente nas suas aulas), é determinante para ajudar os alunos mais fracos a apropriar-se e a tirar o melhor partido das ferramentas multimédia postas à sua disposição.

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Partilha dos métodos e das ferramentas

O desenvolvimento destas ferramentas interactivas de aprendizagem, é ainda muito oneroso em termos de recursos humanos e é ilusório pensar que os formadores ou equipes de formadores em estabelecimentos de ensino, podem, isoladamente, desenvolver cada um por si, ferramentas próprias especialmente adaptadas aos estudantes que formam. A cooperação é indispensável. A disponibilização dos "applets" Java e dos códigos fonte das ferramentas desenvolvidas é, do ponto de vista da associação, a melhor forma de valorizar o trabalho realizado. A associação pretende igualmente coordenar os esforços de desenvolvimento e de selecção (através de comités científicos) dos recursos desenvolvidos pelos seus membros e que ela julgue útil divulgar no seu portal.

O elemento original do nosso projecto consiste no desenvolvimento das recursos multimédia a par com a forma de os integrar no processo de aprendizagem,

 

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Responsável : Damien Grenier - Realização : Sophie Labrique
Este portal é financiado pela União Europeia no âmbito de uma acção Sócrates-Minerva. As informações nele contidas são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. A União Europeia declina toda a responsabilidade relativamente ao seu uso.