e-Learning in electrical engineering

Pesquisar | Princípios de Navegação
Enquadramento Energia Eólica Energia Solar A implementação
english version version française versiunea română

Cálculo da capacidade da bateria

A capacidade nominal para um funcionamento de Nja dias e uma necessidade eléctrica diária de Bj é de :

Cu = Nja * Bj

Ou seja  : capacidade útil da bateria (Ah) = nº de dias de autonomia sem apoio solar* necessidades diárias (Ah)

A capacidade útil Cu não é a capacidade nominal C20 (para uma descarga de 20h a 25°C), mas sim a capacidade real disponível a qualquer momento. Para calcular a potência nominal em função desta capacidade desejada, deve ter-se em conta a temperatura e/ou o limite de descarga autorizada.

Limite de descarga

Uma bateria não deve ser descarregada para além de um certo limite, sob pena de a danificar.

Uma bateria que esteja carregada a 70% está com uma profundidade de descarga de 30% (PD = 0,3).

Na prática, para um uso normal e na ausência de problemas de temperatura, admitir-se-á um limite de PD = 0.7 a 0.8 segundo os modelos de baterias: considera-se 0.7 para as baterias que suportam um reduzido número de ciclos e 0.8 para baterias com elevado número de ciclos. Se é esperado que a bateria cumpra um número de ciclos superior ao seu normal, é admissível diminuir PD para que se disponha de uma duração de vida superior. Pelo contrário, se é reduzida a probabilidade de descarga da bateria, pode admitir-se PD = 0.9 ou mesmo 1.

Efeito da temperatura

Se é esperada uma reduzida temperatura de funcionamento da instalação, esta vai ser a principal causa de redução de capacidade, uma vez que os processos de carga e descarga de uma bateria se processam mais lentamente a baixas temperaturas.

Para determinar a redução de capacidade resultante, é necessário ter conhecimento das curvas de carga e descarga a diferentes temperaturas, normalmente fornecidas pelo fabricante da bateria. Em função da temperatura mínima a que o sistema pode funcionar, estas curvas permitem a determinação do coeficiente de redução de capacidade por influência da temperatura (RT).

Cálculo da capacidade atendendo aos coeficientes de redução

Tomando em consideração os fenómenos causados pela temperatura e pela profundidade de descarga máxima, a capacidade nominal da bateria é calculada através de:

C20 = C / [PD * RT] = [Nja * Bj] / [ PD * RT]

Ou seja  : capacidade nominal C20 (Ah) = nº de dias de autonomia sem apoio solar (dias) * necessidades diárias (Ah/dia) / profundidade de descarga máxima / coeficiente redutor por temperatura.

 

Responsável : Benoît Robyns | Realização : Sophie Labrique | Versão portuguesa: Maria José Resende | © e-lee.net