e-Learning in electrical engineering

Pesquisar | Princípios de Navegação
Generalidades Conversores DC-DC Onduladores Rectificadores Outros conversores

Guia do Laboratório

A análise do conteúdo harmónico das tensões de saída, pode ser feita a partir do conteúdo harmónico dos potenciais Pj de cada um dos braços.

Pseudo desenvolvimento em série de Fourier do potential Pj de um braço

Considera-se o caso em que o potencial P1 é determinado pela comparação de uma onda de referência P1 com uma portadora triangular q.

Supõe-se que a portadora q tem amplitude unitária e período T.

Para P1, tem-se (figura 1)

Figura 1 (animação)

  • Se fosse constante (Figura 2), seria uma função periódica de período T. Qual seria então o seu desenvolvimento em série de Fourier?

Figura 2

 

Como varia ao longo do tempo, Pj já não é uma função periódica de período T , dado que a largura dos impulsos varia de período para período ( T ). .

No entanto, se variar lentamente à escala do período de modulação T , a largura dos impulsos rectangulares pouco varia de um período de modulação para o outro: em torno do instante t reconstitui-se de maneira satisfatória considerando o desenvolvimento em série de Fourier que se obteria se fosse constante de valor .

  • Nestas condições, qual será o desenvolvimento em série de Fourier quando ?

 

Análise do pseudo desenvolvimento em série de Fourier

O pseudo - desenvolvimento em série de Fourier de Pj é igual a

Cada componente desta série apresenta uma ‘'amplitude'' que é função do tempo.

Assim, para , tem-se :

· O "valor médio" de Pj tem por amplitude

Esta amplitude segue o valor da referência.

Tal confirma a afirmação, anteriormente feita, de que com o comando MLI, o potencial P1 segue em média o valor de referência .

· O termo de pulsação à frequência da portadora escreve-se :

  • Mostre que a variação da sua ‘'amplitude'' em função do tempo origina uma família de riscas espectrais (frequências harmónicas) de pulsação , , , em lugar de uma única frequência harmónica (risca espectral) de pulsação ?

 

 

Responsável : Francis Labrique | Realização : Sophie Labrique | Versão portuguesa: Fernando Alves da Silva e Maria José Resende| © e-lee.net