A caixa de velocidades ou multiplicador mecânico de velocidade permite converter uma potência de elevado binário e baixa velocidade, numa potência de baixo binário e elevada velocidade; a rotação das pás é demasiado lenta e o binário demasiado elevado para serem utilizados pelo gerador. A caixa de velocidades liga o eixo (primário) da turbina eólica, ao eixo (secundário) do gerador eléctrico.

Existem diversos tipos de caixas de velocidades, por exemplo:

•  As caixas com um ou vários sistemas de rodas dentadas permitem converter a frequência de rotação de 19-30 r.p.m. em 1500 r.p.m.. Os eixos de rotação das rodas estão fixos relativamente à estrutura.

•  As caixas de rodas planetárias permitem obter uma elevada multiplicação de velocidade, com uma reduzida ocupação de espaço. Nestes sistemas planetários, os eixos das rodas denomidadas satélites não estão fixos relativamente à estrutura; rodam uns relativamente aos outros.

Existe, também, a possibilidade de fazer um acoplamento directo, sem caixa de velocidades.

Fotografia do interior de uma cabina: a caixa de velocidades vê-se em primeiro plano e o gerador em segundo.
(Fonte:Société Laborelec-Belgique)