e-Learning in electrical engineering

Pesquisar | Princípios de Navegação
Enquadramento Energia Eólica Energia Solar A implementação

História dos Aerogeradores

 

O moinho de vento é o antepassado dos actuais aerogeradores (Fig 1). O seu surgimento na Europa aconteceu durante a Idade Média e, de início, eram moinhos de eixo vertical.

Fig.1 :Fotografia de dois moinhos de vento
(Fonte : http ://www.sizilien-sicily-sicilia.de/Energie-uk.htm )

Posteriormente, os moinhos orientam-se no sentido do vento e são equipados de velas de forma a melhor captar a energia do vento. (Fig 2)

Fig.2 :Fotografia de moinho de vento com velas
(Fonte : http://www.olympia.nl/home1-5/griekenland/kos/pages-kos/atmz/beziensw-antimachia-kos.html )

O primeiro moinho equipado com pás, apareceu no século XII. Apesar de muito rudimentar, trata-se da primeira pesquisa de um perfil aerodinâmico para as pás. A sua principal utilização centra-se na bombagem de água e moagem de grãos.

Durante a Renascença, inventores célebres como Leonardo de Vinci, manifestam um grande interesse por moinhos de vento, o que se traduz em numerosas invenções, muitas delas sem qualquer futuro. Desde então, multiplica-se o número de moinhos de vento na Europa.

A Revolução Industrial dá novo impulso aos moinhos de vento, através do surgimento de novos materiais. Com efeito, a utilização de metais permite redesenhar a estrutura e aumenta consideravelmente o rendimento destas "eólicas". (Fig.3)

Fig.3 :Moinho de vento (Norte da Alemanha)
(Fontehttp://www.jbengs.de/galerie/pages/bild279.htm   )

O advento da electricidade no século XX dá origem aos primeiros modelos das actuais eólicas (Fig.4). O perfil das pás é objecto de estudos e os engenheiros buscam inspiração nos perfis das asas dos aviões.

Fig.4 : Eólica moderna
(Fontehttp://gruppen.greenpeace.de/aachen/energie-windrad.jpg
copyright: Langrock/Greenpeace )

Actualmente, as eólicas são quase na sua totalidade de eixo horizontal, exceptuando os modelos de eixo vertical como o de rotor de Savonius e de Darrieus que ainda estão em uso, mas que tendem a desaparecer.

As últimas inovações tecnológicas, permitem que as eólicas funcionem a velocidade variável, isto é, que a velocidade da turbina possa ser regulada em função da velocidade do vento.

 

 

Responsável : Benoît Robyns | Realização : Sophie Labrique | Versão portuguesa: Maria José Resende | © e-lee.net