e-Learning in electrical engineering

Pesquisar | Princípios de Navegação
Enquadramento Energia Eólica Energia Solar A implementação

2. Contexto

Foi em 1986 que o conceito de desenvolvimento sustentável foi definido como sendo: “satisfazer as necessidades do presente sem hipotecar a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.

Este conceito implica o interesse pelo desenvolvimento de soluções que utilizem novas fontes de energia e pelo minimizar dos desperdícios que afectam o ambiente. Os combustíveis fósseis surgem como um recurso escasso e economicamente limitado, que induzem emissões atmosféricas que afectam o ambiente e contribuem para as alterações climáticas. Um sistema energeticamente sustentável deve integrar fontes de energia renováveis e combustíveis com baixo teor de emissões, que estejam disponíveis a custos razoáveis. Apesar do facto de que a disponibilização de novas infra-estruturas energéticas ser uma tarefa para várias décadas, um número crescente de empresas têm vindo a envolver-se no desenvolvimento e comercialização destas novas tecnologias.

O desenvolvimento sustentável necessita de gerar o equilíbrio entre o desenvolvimento económico, a equidade social e a protecção do ambiente em todas as regiões do planeta. Este conceito não poderá concretizar-se sem que exista uma vontade política real de um número crescente de países.

 

 

 

Responsável : Benoît Robyns | Realização : Sophie Labrique | Versão portuguesa: Maria José Resende | © e-lee.net